Pensar fora dos muros

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Pensar fora dos muros: os fundamentos da pedagogia libertária contra os espaços da domesticação escolar

Este trabalho busca discutir as matrizes e os fundamentos da pedagogia libertária frente ao modelo autoritário de organização do sistema educacional brasileiro. Pensar fora dos muros levanta a premissa de contestar a validade das instituições hegemônicas de controle dos espaços escolares e dos sujeitos que os vivenciam. Com reflexão pautada nos fundamentos espaciais e territoriais trazidos pelo olhar geográfico, coloca-se o desafio de superação dos espaços da domesticação escolar. Estes, por sua vez, precisam ser repensados sobre o paradigma da pedagogia libertária, que concebe a escola através dos princípios da autogestão, democracia direta e horizontalidade, espaços de saber plurais que constroem práticas e reflexões de resistência territorial e de organização espacial autônoma.

Pensar fora dos muros: os fundamentos da pedagogia libertária contra os espaços da domesticação escolar
José Vandério Cirqueira
28 páginas

Disponível em Élisée: Revista de Geografia da UFG.

Como Citar
Cirqueira, J. (2020). Pensar fora dos muros: os fundamentos da pedagogia libertária contra os espaços da domesticação escolar. Élisée – Revista De Geografia Da UEG, 9(1), e912006. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/9978

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