Teoria queer

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Uma nova din√Ęmica dos movimentos (e das teorias) sexuais e de g√™nero est√° em a√ß√£o. √Č dentro desse quadro que a teoria queer precisa ser compreendida. Admitindo que uma pol√≠tica de identidade pode se tornar c√ļmplice do sistema contra o qual ela pretende se insurgir, te√≥ricos/as queer sugerem uma teoria e uma pol√≠tica p√≥s-identit√°rias

Teoria queer ‚Äď Uma pol√≠tica p√≥s-identit√°ria para a educa√ß√£o
Guacira Lopes Louro
28 p√°ginas

As chamadas ‚Äúminorias‚ÄĚ sexuais s√£o, hoje, muito mais vis√≠veis do que antes, e, consequentemente, torna-se mais acirrada a luta entre elas e os grupos conservadores. Esse embate, que merece uma especial aten√ß√£o de estudiosos/as culturais e educadores/as, torna-se ainda mais complexo se pensarmos que o grande desafio n√£o consiste, apenas, em assumir que as posi√ß√Ķes de g√™nero e sexuais se multiplicaram e escaparam dos esquemas bin√°rios; mas tamb√©m em admitir que as fronteiras v√™m sendo constantemente atravessadas e que o lugar social no qual alguns sujeitos vivem √© exatamente a fronteira. Uma nova din√Ęmica dos movimentos (e das teorias) sexuais e de g√™nero est√° em a√ß√£o. √Č dentro desse quadro que a teoria queer precisa ser compreendida. Admitindo que uma pol√≠tica de identidade pode se tornar c√ļmplice do sistema contra o qual ela pretende se insurgir, te√≥ricos/as queer sugerem uma teoria e uma pol√≠tica p√≥s-identit√°rias. Inspirados no p√≥s-estruturalismo franc√™s, dirigem sua cr√≠tica √† oposi√ß√£o heterossexual/homossexual, compreendida como a categoria central que organiza as pr√°ticas sociais, o conhecimento e as rela√ß√Ķes entre os sujeitos. O que, afinal, esta teoria tem a dizer para o campo da Educa√ß√£o?

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