Navegar por territórios selvagens: o convite de Geografias Subterrâneas

Navegar por territórios selvagens: o convite de Geografias Subterrâneas

No mar revolto das disputas pelo conhecimento, Geografias Subterrâneas propõe uma travessia radical: ensinar uma prática geográfica a partir das trincheiras da anarquia. Escrito por José Vandério Cirqueira e publicado pela Editora Monstro dos Mares em 2018, este livro é uma ferramenta de reflexão e intervenção no mundo.

Longe da geografia institucionalizada e de seus mapas autoritários, a obra conduz leitoras e leitores por caminhos insurgentes, onde o saber nasce do chão pisado, das resistências cotidianas, das margens que sustentam os centros. É um chamado aos “piratas do conhecimento”, que preferem navegar por águas desconhecidas a se deixarem aprisionar por fronteiras rígidas.

“A geografia carrega a potência de ser prática insurgente. O que está por trás da representação do espaço? Quais ideias políticas, quais disputas epistêmicas? As formas pelas quais compreendemos, ensinamos e praticamos a geografia revelam que não se trata apenas de um saber técnico ou neutro, mas de um território de disputas, de conflitos e de possibilidades.”

Composto por textos breves, acessíveis e densos, o livro articula pensamento geográfico e crítica social, recuperando contribuições de autoras e autores como Thoreau, Reclus, Kropotkin, Louise Michel, Flora Tristan e Emma Goldman. Mais que uma aula de geografia, é uma aula de desobediência epistêmica.

Como escreve o autor, “a palavra geografia guarda uma densidade de histórias não oficiais” e é exatamente essa densidade que Geografias Subterrâneas explora, revelando os subterrâneos de um saber feito de luta, território e imaginação.

Livro em destaque: Geografias subterrâneas

Deixe um comentário bem bacana!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Scroll to top