Publicado em 4 comentários

[Evento] Filosofia e Eco-Anarquia em Tempos de Pandemia (LIVE), Casa de Vidro, Goiânia, dia 8 de Maio, 19h.

Filosofia e Eco-Anarquia em Tempos de Pandemia (LIVE)

O eco-anarquismo ou anarquia verde é uma filosofia política anarquista com ênfase na questão ambiental. Como outras correntes anarquistas, o eco-anarquismo parte de uma crítica socialista e libertária ao capitalismo e toda forma de autoritarismo. Seu diferencial é abordar a questão ecológica como questão central ao invés de secundária, compreendendo os problemas ecológicos como inseparáveis das questões sociais e por isso igualmente urgentes.

No dia 08 de Maio, sexta-feira, a partir das 19h, A Casa de Vidro (www.acasadevidro.com), em parceria com a Editora Monstro dos Mares (https://monstrodosmares.com.br/) e o Grupo de Estudos em Complexidade, promovem o webdebate “Filosofia e Eco-Anarquia em Tempos de Pandemia” com Janos Biro Marques Leite, Pedro Tabio, Renato Costa e Eduardo Carli de Moraes. Assista ao vivo pelo Canal do Youtube d’A Casa de Vidro: https://youtu.be/yo-jeN2aPtE.

Introdução

Combinando a crítica anarquista ao Estado e ao Capital com uma perspectiva ecocêntrica vinda do veganismo, do primitivismo, da crítica à sociedade industrial ou da ecologia profunda, a filosofia eco-anarquista tem se mostrado uma fonte valiosa de reflexões e provocações para o contínuo desenvolvimento das teorias e práticas anarquistas, desafiando os paradigmas das escolas de pensamento mais tradicionais.

São consideradas como ligadas ao eco-anarquismo as seguintes tendências: o anarco-naturismo (inspirado por Thoreau, Tolstoi e Élisée Reclus), a ecologia social (que não se limita ao movimento iniciado por Bookchin), o anarcoprimitivismo (representado por John Zerzan e os autores da revista Green Anarchy) e o veganarquismo (movimento anarquista e vegano).

O anarcoprimitivismo e o veganarquismo se destacam em tempos de pandemia pela crítica que já faziam há muito tempo à sociedade de massas e à domesticação de animais como fatores da produção de pandemias e novas doenças. (Janos Biro)

Participe! Interaja!

Evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/466994764069513/

4 comentários sobre “[Evento] Filosofia e Eco-Anarquia em Tempos de Pandemia (LIVE), Casa de Vidro, Goiânia, dia 8 de Maio, 19h.

  1. Pretendo assistir ao vivo.

    1. Assisti ao vivo, e apreciei especialmente a menção a algumas referências ao longo da live. Foram elas:
      * “Le Monde Diplomatique”: eu não conhecia essa revista, não sabia que ela era publicada no Brasil nem como funciona a estrutura acionária dela;
      * “Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos E Vestimos Vacas”: esse livro já me foi recomendado diversas vezes, certamente irei lê-lo!
      * “Big Farms Make Big Flu”: eu nunca tinha ouvido falar desse livro, e pelo que parece, ele trata exatamente do tema sobre o qual eu queria ler, isto é, os malefícios para a saúde humana que a criação industrial de animais representa. É um bom argumento a favor do vegetarianismo e do veganismo. Entretanto, não faço ideia de onde posso adquirir esse livro no Brasil por um preço razoável, dado que ele nunca foi publicado aqui. Vocês têm alguma sugestão?

      Infelizmente, não consegui captar qual foi a referência para os impactos negativos da informática no meio-ambiente. Eu sei que é danosa, mas não tenho dados concretos para argumentar. Foi o anfitrião lá na sala da bateria que comentou. Vocês se recordam?

      1. Salve Anders! Obrigado por acompanhar nosso debate. O Le Monde Diplomatique publicou uma matéria sobre os impactos negativos da informática no meio-ambiente: “A indústria digital é movida a carvão”. Link: https://diplomatique.org.br/a-industria-digital-e-movida-a-carvao/

        Já o livro de Rob Wallace, “Big Farms Make Big Flu”, acaba de ser publicado no Brasil pela ed. Elefante. O título é “Pandemia e Agronegócio”, já está à venda: https://www.editoraelefante.com.br/produto/pandemia-e-agronegocio/

        O livro de Melanie Joy “Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos E Vestimos Vacas” está publicado no Brasil pela Ed. Cultrix. Vale a pena!

        Espero ter ajudado!

        Eduardo Carli
        http://www.acasadevidro.com

        1. Eduardo, certamente você ajudou muito!
          Obrigado pela atenção!!

Deixe um comentário bem bacana!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.