Tem dias mais difíceis, nos quais as preocupações estão além das necessidades de tinta, papel e textos. Ao pensar em questões como justiça social e segurança sanitária dos centros urbanos, das periferias e da vida no campo, refletimos sobre o que está acontecendo. Quem dirá sobre o que virá?
A pandemia está ensinando muitas lições sobre como encaramos a vida, as atividades diárias, nossa convivência com as pessoas próximas e a importância de saber “habitar nossas casas”. Uma questão que bateu forte aqui é a dúvida em torno da necessidade de sermos pessoas produtivas diante de um cenário tão adverso como o da doença que dominou o mundo. Por isso estamos fazendo como o velho marinheiro, que durante o nevoeiro leva o barco devagar.
Podcast bônus
No dia 17 de Julho de 2020, Baderna James e abobrinha gravaram sobre suas atividades na editora, diagramação de livros e zines utilizando software livre (LibreOffice e GIMP) e sobre a obrigatoriedade de sermos pessoas produtivas.
Queremos agradecer as pessoas que estão conosco diariamente e que confiam em nosso projeto editorial. Algumas delas fortalecem com os recursos para manter a editora em funcionamento. Com muito carinho agradecemos as amizades da Rede de Apoio:
- Contribuições anônimas;
- Gabriel Jung do Amaral;
- Mayumi Horibe;
- Phanta;
- Lua Clara Jacira;
- Leo Foletto;
- Viviane Kelly Silva;
- Ricardo Mayer;
- Willian Aust;
- Enguia;
- Fernando Silva e Silva;
- Mauricio Marin;
- Adriano Gatti Mesquita Cavalcanti;
- Andressa França Arellano;
- Eduardo Salazar Miranda da Conceição Mattos;
- Anna Karina;
- Victor Hugo de Oliveira;
- Zé;
- Karine Tressler;
- Andrei Cerentini;
- Lupi;
- Caio;
- Fyb C;
- José Antônio de Castro Cavalcanti;
- Guapo.
A Editora Monstro dos Mares precisa da sua ajuda para continuar, contribua com
a Rede de Apoio no Catarse ou PicPay e receba materiais impressos em sua casa. 🖨️
Nunca usei Photoshop pois, quando eu era criança e usava internet discada, o Photoshop era grande demais pra baixar no fim-de-semana. Daí comecei a usar o GIMP, que era bem mais leve e eu conseguia baixar; só muito depois que descobri que era software livre. Eu nem sabia o que era isso.
Mas sei que realmente tem conceitos nele que são diferentes do que os usuários de Photoshop estão acostumados, e obviamente é bastante diferente do Paint. Já encontrei pessoas que torcem o nariz pra ele por causa das camadas e da transparência, pois não conseguiram entender os conceitos e disseram que complica demais o uso. Até mesmo no Paint tem gente que não entende o conceito de Seleção Transparente. Mas são fundamentais pra fazer uma montagem bem feita!
Sobre o tempo na educação, eu achava um saco ter aulas presenciais. Meu negócio é EaD mesmo, pois eu faço meu próprio tempo. Estudo o que quero, quando quero, quanto quero, como quero. Meu estudo rende muito mais quando eu estou ativamente estudando, isso é, quando eu mesmo me ensino, do quê quando estou esquentando cadeira numa sala de aula dormindo ou surfando na Internet.
Ahaha, quando o Baderna deu boa-noite achei que ia tocar a música do Jornal Nacional.
Já que não tocou, fiquem com essa música aqui que faz lembrar dela em alguns trechos: https://music.youtube.com/watch?v=Zk81_Br-Iqw&list=RDAMVMZk81_Br-Iqw