Curadoria da resistência: um guia sem culpas para black metal

Desde sua incendiária e tumultuada segunda onda nos anos 90, o black metal tem sido um subgênero repleto de controvérsia e infâmia. De incêndios criminosos a assassinatos a sangue frio, é um gênero com uma história de violência e, no mínimo, deleitou-se com sua reputação. Afinal, é verdade que sua estética sombria acrescenta algo à aura malévola da própria música. As imagens ocultas, as referências satânicas e a moda maravilhosamente exagerada (pintura de cadáver e outros) são parte do que torna o gênero tão atraente e sombrio, e não há nada intrinsecamente errado em ter algum compromisso em desempenhar o papel sinistro. Mas isso torna o black metal um estudo de caso fascinante sobre o quão longe uma estética pode levar, porque como qualquer usuário anônimo de mídia social TRVE KVLT irá atestar, para muitos a percepção parece ser que o black metal deveria ser chocante e ofensivo ao ponto que é literalmente mau, e nada é tão malvado como viver no porão da sua mãe tweetando calúnias raciais e defendendo nazistas, aparentemente.

Oh, como é rebelde defender as crenças cristãs conservadoras contra as quais o black metal uma vez alegou ser contra, defendendo o status quo, lutando contra a diversidade e negando às pessoas LGBTQ + o direito de viverem livremente. Você deve ser muito transgressor para denunciar a inclusão em um gênero que diz respeito apenas ao diferente. Em uma época que viu novos rostos horríveis da extrema direita, grandes convulsões políticas como o Brexit e um ciclo diário de notícias impulsionado pelo ódio e fomentando o medo, é bastante absurdo pensar que você está lutando contra a tendência ao reclamar de como a brigada do Woke está arruinando o black metal para seus 18 seguidores no Twitter.

No entanto, por mais ridículos que sejam, a escória nazi e simpatizante dos nazistas (leia-se: nazista) que acredita ter encontrado um lar neste gênero ainda não é o grupo marginal de párias que muitas vezes são pintados como, em vez disso, eles são profundamente incorporado em certas seitas da cena black metal. Muitos músicos que ostentam abertamente ou insinuam discretamente sua intolerância, muitas vezes se sobrepõem a projetos aparentemente “seguros”, complicando as coisas se você é alguém que ama a música e quer ser capaz de apoiar os muitos artistas talentosos que não são idiotas fanáticos trabalhando dentro o gênero. Há, é claro, agora uma comunidade global de artistas de black metal antifascistas, para não mencionar a cena RABM explicitamente esquerdista, mas esse amplo espaço entre RABM e NSBM é um campo minado, e nem a distinção entre “seguro” e “problemático” é totalmente clara. Você considera o Rotting Christ “seguro” porque eles contribuíram para uma compilação de benefícios para refugiados; ou o fato de eles terem assinado contrato com a Season Of Mist – que vende camisetas de um pedófilo condenado na Inquisição – supera isso? O Panopticon pode muitas vezes ser considerado uma das bandas RABM mais conhecidas, mas eles ainda planejavam uma turnê com Winterfylleth, cujo nacionalismo inglês (que já um assunto espinhoso) cada vez mais se parece com o nacionalismo inglês branco.

E é ainda mais complicado pela percepção conservadora do gênero que se encontra até mesmo naquele espaço intermediário. O gênero ainda está preso em muitos aspectos nos anos 90, tanto em termos de som quanto de ethos, e a noção de que as origens do gênero pertencem apenas à Noruega ainda perdura. Ano após ano, a onipresente lista de “Black Metal Essencial” retorna, elogiando bandas como Burzum, cujo fundador Varg Vikernes é um assassino literalmente conhecido por * verificar notas * ser um nazi, e Leviathian, cujo fundador Jef Whitehead foi condenado por violência doméstica, e muitas vezes sem qualquer menção a bandas sul-americanas como o Sarcófago, nem a nenhuma das bandas modernas infinitamente mais interessantes que estão mantendo o gênero vivo ao trazê-lo para o século XXI. Mencionar nomes como o Burzum em tais listas não é inerentemente ruim – esses projetos são grandes nomes do gênero que às vezes contribuíram de alguma forma para sua continuação, mas sem contextualizar coisas que são tão abertamente negativas como Ser Nazista e Ser Abusador, especialmente em listas que pretendem, em parte, funcionar como uma introdução aos recém-chegados, mostra uma perigosa falta de responsabilidade. Da mesma forma, pode haver uma tendência de ignorar quaisquer questões problemáticas em torno de figuras do black metal que pertencem a grupos marginalizados – por exemplo, às vezes parece que a discussão sobre Gaahl está focada em ele ser o músico LGBTQ + mais proeminente no black metal, enquanto negligencia que se trata de alguém que lançou discos nas gravadoras NSBM e estava em uma banda com um agressor condenado.

Ao contrário das listas mencionadas acima, esta não pretende ser uma análise de bandas ou lançamentos essenciais do gênero, apenas uma introdução a alguns artistas maravilhosos que merecem sua atenção e são tão seguros quanto você conseguirá no black metal (embora, como aludido acima, a decisão exata sobre o que é “seguro” deve ser feita pelo próprio leitor). Naturalmente, nunca podemos garantir que qualquer artista que cobrimos seja 100% seguro, e já fomos queimados antes quando descobrimos que projetos antifascistas tinham membros predadores, mas acreditamos que é importante tanto tomar medidas ativas quanto não financeiramente ou vocalmente apoiar artistas problemáticos e apoiar aqueles artistas que promovem a inclusão e as causas antifascistas – enquanto também garantem a proteção do povo BIPOC e LGBTQ + que frequentemente enfrenta perseguição dentro e fora da cena.

GUDSFORLADT

Se há alguém por aí que captura uma atmosfera fria e amarga tão bem como o projeto antifascista de uma pessoa Gudsforladt, ainda não o encontramos. A música de David Meredith é crua, com produção não refinada, mas não no sentido de criar um cenário barulhento e áspero, mas sim uma atmosfera confinada que ecoa como estar preso em uma caverna estreita que parece continuar mergulhando cada vez mais fundo na terra e, portanto, mais longe da luz. Este é um black metal totalmente miserável com tons do início do emo, como Rites Of Spring, com certeza tirará esse sorriso do seu rosto e o arrastará para um poço cada vez mais profundo de desespero. Adorável.


DAWN RAY’D

Não foi à toa que Dawn Ray’d se tornou o garoto-propaganda da cena black metal antifascista, colocando suas crenças anarquistas na vanguarda de tudo o que fazem. Em primeiro lugar, no entanto, a banda foi ficando cada vez mais forte porque sua música é fenomenal, alimentando sua fúria com o estado do mundo e seu otimismo sobre o que poderia ser um do black metal mais catártico do mercado. Confira a análise faixa por faixa da banda do álbum Behold Sedition Plainsong de 2019 para uma visão mais profunda dos problemas específicos que suas faixas abordam.


WINTER LANTERN

A música anterior desse projeto anti-NSBM, vista em demos como Torturous Howls Beneath Blood Banners e A Pale And Haunting Moon, vai direto para a jugular, ostentando um material tão cru e direto quanto o black metal chega. Esses lançamentos introduzem uma ligeira reviravolta no manual do black metal vampírico, indo direto para a parte onde a sombra desce e as presas já estão em seu pescoço, mas se essas demos nos mostrarem empurrados para um mundo vampírico sem aviso, então o título do último release Festering Vampirism se encaixa na maneira como a música agora nos vê profundamente imersos em sua escuridão mórbida. Suas oito faixas assumem uma atmosfera menos antagônica, porém mais sombria e sinistra, com uma introdução de sintetizadores sombrios que dão lugar a uma percussão lamacenta e constante e a grunhidos angustiados que dançam nos tremolos como um vento uivante em um castelo árido. Seu novo projeto com o artista de sintetizador de masmorras Poppet, Bloodbells Chime, também é uma delícia de girar a cabeça, misturando black metal vampírico com sons de sintetizador bizarros.


VOCIFERATUS

Esta roupa brasileira recentemente mudou de seu som de morte negra anterior para mergulhar no mundo do olhar negro, com um novo single focado na luta do ser humano no mundo moderno. ‘To Paint Hollow The Skies’ é uma faixa com uma sensação de angústia que cresce gradualmente, escondendo-se logo abaixo da superfície durante a introdução lenta, mas logo ultrapassando o primeiro plano quando as violentas guitarras de arame farpado e blastbeats entram em ação. O videoclipe que acompanha apresenta fotos enigmáticas em preto e branco do Rio de Janeiro, mas sempre do nível do solo, olhando para os prédios altos enquanto observa os detalhes na rua, de um gato distraidamente se limpando aos rabiscos de graffiti nas laterais dos edifícios. Os locais de construção parecem tão vazios quanto os edifícios de vários andares, as estruturas da cidade não prestando atenção às pessoas abaixo, nem as mensagens em cartazes implorando por medidas de alívio ao Covid. Ao longo de todo o percurso se repete a mensagem “a rua fala”.


REJECTER

Não podemos afirmar que sabemos muito sobre Rejecter, visto que eles são uma nova roupagem com apenas um lançamento em seu nome e tem pouca presença online, mas pelas poucas informações que temos, eles são claros e explícitos sobre sua postura “antifash, pró-povo”. A música deles também é uma proposta única, às vezes misturando riffs clássicos ou de thrash metal com vocais enegrecidos e outras se lançando mais profundamente no território do black metal. Para um primeiro lançamento, The Vulgar Wine é bem realizado, e com algum requinte Rejecter pode ser um nome sério na cena RABM.


SEAS OF WINTER

Incorporando tudo, desde as vibrações crocantes do Darkthrone pós-2005 até o extremo mais experimental e hipnótico, a abordagem do Seas Of Winter ao black metal é refinada e implacavelmente eficaz. Em vez de satanismo caricatural, o álbum de estreia da banda aborda os problemas reais que assolam a sociedade de hoje – a ascensão do fascismo, a divisão crescente entre ricos e pobres e, claro, a destruição do mundo natural ao nosso redor. O Forest Aflame de 2020 é uma necessidade absoluta, uma gravação que “entra e sai não com um estrondo, mas com uma mensagem”.


WRETCHED EMPIRES

Abordando temas de herança e comunidade de uma maneira altruísta e investigativa, ao invés das interpretações odiosas e cínicas de tais tópicos que são tão prevalentes no metal, o som de Wretched Empires é sombrio e antagônico. Apresentando o vocalista do Allfather, Tom B. e os ex-alunos do Redbait, Will J. (guitarra) e Cody A. (bateria), a banda incorpora toques de punk potente e metal clássico estrondoso de uma maneira que será familiar aos fãs do início de Cradle Of Filth, mas a presença de aspectos melódicos e folclóricos na veia de Panopticon também confere a essas faixas uma qualidade lúgubre.


RAGANA

O black metal é frequentemente descrito como frio, como se em sua malevolência fosse totalmente indiferente, desprovido até mesmo do sentimentalismo que nos torna humanos. A dupla californiana Ragana pega o coração gélido do gênero e dá-lhe vida, embora apenas no sentido mais niilista, seu último lançamento We Know That The Heavens Are Empty leva o nome de uma linha do poema “The Toast Of Despair”, da feminista precoce e ícone anti-capitalista Valtairine De Cleyre, um poema que afirma que Deus é uma mentira e, portanto, celebra a morte quase como um ato de libertação. A música da banda encapsula de forma pungente o clima deste poema, combinando ritmos esparsos doom com guitarras serrilhadas e uivos desesperados que emanam de um universo indiferente.


CULTUM DRACULESTI

O álbum homônimo desta dupla estadunidense foi lançado em maio, com seu álbum de estreia Antigone The Martyr lançado apenas três meses antes. Apesar de uma reviravolta tão curta, o segundo álbum da banda é facilmente um dos melhores discos de black metal do ano até agora, absolutamente escorrendo na atmosfera, como se tudo tivesse sido gravado em um cemitério antigo sob a luz da lua cheia. Embora a banda faça crueza e agressão tão bem quanto qualquer um, com Antigone The Martyr em particular fazendo grande uso de guitarras punky, sua USP é a aura sinistra que paira como uma névoa pesada sobre cada faixa. Este é o black metal vampírico da mais alta ordem.


VICTORY OVER THE SUN

A música de Vivian Tylinska sob o apelido de Victory Over The Sun sempre foi intrincada de uma forma que o black metal frequentemente não é, desafiando os limites ironicamente rígidos do gênero ao fazer uma música que é dinâmica e interessante enquanto ainda é pesada e confrontadora. O metal é empolgante, como descobrir um restaurante com uma interpretação completamente diferente do seu prato favorito – os ingredientes são praticamente os mesmos, mas foram reorganizados de uma forma que torna a experiência nova. O último álbum Nowherer é um experimento totalmente único em microtonalidade, oferecendo algo que você não encontrará em nenhum outro lugar.


UNDERDARK

Em seu aguardado álbum de estreia Our Bodies Burned Bright On Re-Entry, Underdark transcendeu suas origens comparativamente simples de black metal, trocando sua pele anterior e ressurgindo como uma força a ser reconhecida no reino do pós-metal enegrecido. A banda há muito fala sobre suas crenças esquerdistas, mas desde que se juntou à banda, o vocalista Abi Vasquez trouxe uma abordagem mais poética para as letras, explorando questões políticas através de lentes totalmente pessoais.


FEMINAZGÛL

Um hellsite notoriamente cheio de ódio que não vamos dar ao trabalho de nomear aqui uma vez tentou insultar Feminazgûl chamando sua estréia, então um projeto solo da fundadora Margaret Killjoy, “o álbum de black metal mais feminino de todos os tempos”, inadvertidamente fazendo a banda soar legal pra caralho (o que ela é). Agora um trio, o som de Feminazgûl se enquadra no gênero black metal, mas evita sua abordagem usual de composição e instrumentação, criando algo que é triste e épico de uma forma que poucas bandas podem igualar. Reinterpretando o Nazgûl de Tolkien como figuras feministas que destituem os homens de seu poder, a banda foi se fortalecendo apesar do vitríolo chorão da edgelords, lançando um dos melhores álbuns de 2020 em No Dawn For Men e, mais recentemente, lançando o novo single ‘A Mallacht’ pela Adult Swim e uma separação fenomenal com Awenden (mais sobre eles abaixo) através da incrível Tridroid Records.


AWENDEN

Com um som majestoso que oprime não por intensidade ininterrupta, mas por melodias gloriosas e pós-rockismos cativantes, a primeira coisa que você nota sobre Olympia, Awenden de Washington é o quão estranhamente relaxantes suas paisagens sonoras transcendentes são. Mas sem os baixos, os agudos não seriam tão impactantes, e a banda pode certamente arrastar as coisas para as profundezas quando necessário, até mesmo mexendo com a morte em alguns momentos em seu último álbum Golden Hour. Apresentando-se abertamente como uma banda antifascista, esse é o pós-black metal que você pode curtir sem nenhuma dúvida mesquinha.


CAÏNA

A história de Caïna poderia, até certo ponto, servir como uma demonstração das questões levantadas na introdução desta peça, com os primeiros lançamentos incluindo divisões com bandas incluindo membros que seguiriam abraçar o nazismo, e gravadoras que a maioria de nós faria agora considere “problemático” na melhor das hipóteses. E, no entanto, Caïna também serve como um exemplo de pôr que a história de alguém não deve ser usada contra eles quando suas ações mais recentes revelam a verdade de quem eles são. O único membro, Andy, há muito apoia o feminismo e a inclusão, a ponto de uma entrevista de 2014 em que ele falou sobre tais questões ter causado uma breve tempestade de “metalgate”, e entrevistas recentes e presença nas redes sociais deixam claras as suas opiniões. Tudo isso e uma das mais criativas e diversificadas discografias do Metal!


ANAAL NATHRAKH

Uma das bandas mais subestimadas dentro do amplo guarda-chuva do black metal hoje, por mais de 20 anos a dupla de Birmingham tem inventado algumas das músicas mais punitivas que existem, combinando a musculatura do black metal industrial com a pura crueldade que a segunda onda trazida à tona. Apesar de nunca publicar suas letras, o contexto em que as músicas são apresentadas – graças a seus títulos, arte do álbum e imagens ao redor – deixa claro a tendência anti-autoritária da banda, com os horrores que eles descrevem como sendo menos domínio de Satanás ou Lovecraft, mas o puro horror do que o ser humano pode fazer ao próximo, seja por meio da guerra, do capitalismo ou da ignorância.


LAMP OF MURMUUR

O anonimato no black metal pode ser usado para uma infinidade de propósitos, seja para adicionar mistério, para separar sua música de sua vida “normal” ou para proteger sua identidade de repercussões na vida real. Como tal, às vezes pode ser uma preocupação quando um artista de black metal se mantém escondido, emitindo poucas declarações ou entrevistas, especialmente quando há uma longa história de projetos de black metal anônimos que se revelaram empurrando uma agenda intolerante. Felizmente, as poucas entrevistas que o Lamp Of Murmuur deu mostram que provavelmente não é o caso, com sua entrevista com Call Of The Night sutilmente zombando do NSBM e da simpatia fascista no black metal. Um grande alívio, já que Lamp Of Murmuur é uma das bandas mais musicalmente emocionantes de nossos tempos, com o álbum Heir Of Ecliptical Romanticism sendo um dos melhores álbuns de black metal em muito, muito tempo.


BOOK OF SAND

A abordagem de Book Of Sand ao black metal nunca é direta, apresentando jazz, surf e folk tão frequentemente quanto riffs congelados, gritos cáusticos e um estilo de produção cru que é usado como um instrumento tanto quanto qualquer outra coisa. O excelente Occult Anarchistic Propaganda é indiscutivelmente o ponto de partida mais acessível e torna a política da banda clara. Este é o black metal que foi sutilmente transformado em algo novo, cheio de ameaças e a promessa de coisas melhores por vir. Se você está procurando por algo que desafie não apenas a política conservadora de grande parte do black metal, mas também seu conservadorismo musical, então Book Of Sand é o que você deseja.


ANCST

Com mais do que um pouco de crust punk em seu som, os alemães Ancst têm protestado contra o capitalismo e a forma como os sistemas sociais podem ser usados para nos separar e isolar, desde sua primeira demo lançada em 2012. O tempo não fez nada para acalmar seu fogo e, embora muitas de suas letras possam ser relativamente poéticas, há momentos – como em ‘Kill Your Inner Cop’, a faixa de abertura de Summits Of Despondency de 2020 – em que as letras são tão diretas como a música. Esta é a música para protestar contra as injustiças que nos cercam e prendem a todos e, por mais violenta que seja a música, a esperança de um amanhã melhor é a base de tudo.


TERZIJ DE HORDE

A interseção entre black metal e screamo é aquela que muitos fãs de black metal provavelmente querem negar a existência, e se você pegar o black metal em sua forma mais mundana, então eles podem estar certos. Mas aventure-se em águas mais experimentais e o som de uma banda como Terzij de Horde faz total sentido, combinando o final mais pesado do screamo no estilo da Level Plane Records e o black metal experimental holandês atmosférico. Com letras poéticas e introspectivas inspiradas tanto na filosofia e na poesia quanto em qualquer outra coisa, seu álbum Self está em constante rotação desde seu lançamento em 2015, sendo por ser uma busca ardente pela libertação, sendo a dificuldade e o desafio do que apresenta em desacordo com o fato de que os membros da banda são algumas das pessoas mais amigáveis e acolhedoras dentro do black metal.


MORKE

A música criada pelo projeto de uma pessoa de Minnesota, Morke (pronuncia-se “mor-keh”) deve ser considerada uma revelação para o gênero black metal. Ver um projeto usar um black metal atmosférico rico para lidar com as lutas de forma tão vívida e sem pretensão é revigorante, e a abertura do único membro Eric Wing nas mídias sociais sobre os temas de cada lançamento ajuda a dar à música uma vulnerabilidade tangível, independentemente de estarem abordando a recuperação da saúde mental (…Of Oak And Snow) ou “as dificuldades de implorar àqueles que você feriu por reconciliação” (Redemption).


SPECTRAL LORE

O projeto grego Spectral Lore tem desafiado os tropos do metal desde 2005, com o único membro Ayloss criando músicas que desafiam as convenções do black metal enquanto também fala sobre sua política de esquerda. O Ετερόφωτος deste ano é a oferta mais recente do projeto, enquanto no ano passado viu Ayloss combinar com Mare Cognitum para um álbum conceitual épico de quase duas horas intitulado Wanderers: Astrology Of The Nine, que simplesmente precisa ser ouvido para ser compreendido. Descubra mais sobre o projeto em nossa entrevista, e não deixe de conferir o outro projeto de black metal de Ayloss, Mystras, também.


MARE COGNITUM

Como mencionado acima, o lançamento colaborativo do Mare Cognitum com Spectral Lore, Wanderers: Astrology Of The Nine, merece sua atenção em primeiro lugar, mas assim que terminar, é hora de mergulhar no catálogo anterior do Mare Cognitum. A banda solo, criada por Jacob Buczarski, está sempre alcançando o cosmos em busca de inspiração, olhando para os mistérios do universo infinito e usando-os como base para um black metal atmosférico épico com músicas frequentemente chegando à marca dos dez minutos. O último lançamento Solar Paroxysm olha para cima com admiração, mas também para dentro com um suspiro profundo, usando o conceito de uma estrela moribunda como um aviso para o que acontecerá com nossa espécie e o planeta que habitamos, se continuarmos em nossa atual trajetória de política autoritária e ambiental destruição.


AKVAN

O black metal sempre foi um espaço para as pessoas abraçarem e explorarem seus ancestrais, algo que, é claro, frequentemente se transforma em intolerância e ódio. Mas também pode ser um aspecto positivo do gênero, permitindo que bandas fora da Europa apresentem suas próprias perspectivas e mesclem os costumes musicais tradicionais de suas culturas com a estrutura existente de black metal. O black metal atmosférico da Akvan faz uso de instrumentação folk iraniana, adicionando um tom hipnótico à própria música, enquanto as letras abordam a mitologia e a história persa e iraniana, vendo o único membro Vivasera explorar sua própria cultura e as maneiras como ela é mal interpretada.


WOE

Embora os primeiros discos de Woe fossem notáveis pela qualidade e paixão, quando se tratava de conteúdo lírico, seu USBM era em grande parte misantropia comum, por mais apolítico que esse foco lírico possa ser. No entanto, isso mudou com o Hope Attrition de 2017. Convulsões políticas – mais notavelmente a ascensão de Donald Trump para se tornar presidente dos Estados Unidos após uma campanha cheia de ódio – levou o líder Chris Grigg a virar sua ira para a extrema direita, incluindo aqueles que manchariam o black metal com sua influência. A faixa de destaque do álbum, ‘No Blood Has Honor’, é uma acusação cruel das crenças equivocadas de fanáticos racistas e nacionalistas. Também fornece um contraste para a falsa ideia de que o black metal, ao abraçar a misantropia e o ódio como temas líricos, também deve abraçar o preconceito.


OLD NICK

Por mais de um ano, o Velho Nick vem apresentando uma abordagem única sobre o black metal. Descrito no papel, pode não soar muito incomum – black metal puro com dungeon synth está em toda parte hoje em dia – mas Old Nick se destaca tanto por seu som quanto por seu espírito. Sua estética pode ser extraída de tropos de black metal – pintura de cadáver! Armas! Nomes artísticos ridículos! – mas suas gravações são chamadas de coisas como Haunted Loom!!!, Flying Ointment e T.N.O.T.A.A.T.P.B.T.Q.A.S.F.A.B.O.O.T.D.O.S.S.T.T.E.V.H.S. (The Night of the Ambush and the Pillage by the Queen Ann Styl’d Furniture, Animated by One of the Dozen or So Spells That Thee Eastern Vampyre Has Studied). Simplificando, não há ninguém mais no black metal fazendo música com esse tipo de abordagem estética, abraçando de todo o coração a excentricidade inerente ao black metal. Eles também deixaram sua postura antifascista clara, com o Abysmal Specter da banda nos dizendo “é importante separar-se do ódio e da intolerância”.


Se você encontrou uma nova banda de black metal e está se perguntando se ela está de alguma forma ligada ao NSBM, há algumas pesquisas que você pode fazer para relaxar. O primeiro passo é a Encyclopedia Metallum, onde você pode ver os títulos das músicas / álbuns e as gravadoras com as quais eles trabalham, bem como suas letras (se alguém as tiver carregado) e, mais criticamente, olhar para os outros projetos dos membros da banda. Pesquisar a banda no Google, encontrar entrevistas antigas e ver com quem eles estão em turnê também pode ajudar a esclarecer. Para uma análise mais detalhada disso, clique aqui.

Publicado por George Parr e Stuart Wain em Astral Noise, tradução automática supervisionada por DaVinci.


Parar de usar o Photoshop® é uma decisão política

Reflexões sobre o uso do software proprietário da Adobe® e por que optamos pelo software livre

-“Posso instalar o Photoshop® no GNU/Linux?”, “Sim, quero o GNU/Linux, mas uso o pacote Adobe® porque o uso para trabalhar”, “Não tenho tempo para aprender a usar outros programas”, “O GIMP não é tão bom para editar imagens”.

Essas e outras desculpas são mencionadas pelas pessoas que recomendamos migrar de uma das muitas distribuições GNU/Linux atualmente disponíveis. Seja pela consistência política, segurança do sistema, estabilidade, liberdade de uso, personalização, combate à obsolescência planejada ou uma longa lista de benefícios que isso traz às pessoas como usuários de software livre. As pessoas continuam citando o uso do software Adobe® como o principal obstáculo para migrar para um sistema gratuito.

Em muitas ocasiões, aqueles de nós que usamos software livre nos tornamos uma espécie de pregadores das liberdades do software para nossos amigos, colegas e até mesmo nossas famílias. Depois de tanta insistência e de acreditar que finalmente conseguimos convencer alguém a usar uma distribuição gratuita, surgem dúvidas sobre softwares de escritório, navegadores de internet, computação em nuvem, compatibilidade de arquivos e, no final, o grande mas geralmente é o pacote de softwares da Adobe®.

É verdade que a empresa Adobe® não possui uma versão de seus programas para GNU/Linux e embora seja possível instalar esses programas de diversas maneiras, como virtualizando sistemas como o Windows® ou instalando-o com a ferramenta Wine. A questão vai além de “se pode ser usado ou não” em um sistema livre. Devemos reconsiderar por que o Adobe® se tornou uma ferramenta tão indispensável a ponto de se tornar um dos principais obstáculos ao uso de um sistema gratuito.

Photoshop®, a hegemonia da criatividade.
É verdade que muitas pessoas que trabalham com design gráfico usam este software de edição de imagens e fotos como sua principal ferramenta. E é quase óbvio que edição de imagem é a mesma coisa que Photoshop®, e há até frases como “essa foto é photoshopada ” ou aquele meme mostrando uma imagem obviamente alterada com o texto “os invejosos dirão que é Photoshop ”. Dado esse fato óbvio, é válido perguntar por que ele se tornou sinônimo de edição de imagens .

Nas escolas de design, o uso do Photoshop® para retoque fotográfico é ensinado como disciplina obrigatória e, mesmo nas escolas de arte, tornou-se uma ferramenta indispensável, sem mencionar os jornalistas, que também tiveram que usar esse programa para suas reportagens. Isso levou muitas pessoas à situação ridícula de ter que comprar um computador muito caro, como um Macbook Pro FullHD 4k de edição especial e todas essas coisas que tornam os produtos da Apple mais caros ( aliás, o novo Mac Pro custa 5 mil dólares aos quais você tem que adicionar outros mil dólares pelo suporte de tela que é vendido separadamente, estou falando sério ) só porque alguém lhes disse o absurdo de que para ser um designer você precisa de um Mac.

Quando eu estava no ensino médio, houve um boato de que alguém iria me oferecer drogas. No começo, ele me dava, mas quando fiquei viciado, ele começou a me vender. Mas ninguém me disse que o Windows® e o Adobe® fariam algo semelhante ou até pior: que se eu usasse uma versão antiga do Photoshop eles me processariam , e embora esse traficante nunca tenha aparecido, duvido muito que ele me processaria se eu parasse de comprar drogas dele. E há pessoas que dizem que simplesmente crackeiam ou pirateiam e não pagam por isso , mas esse não é o ponto, nós ainda usamos (pirateado ou licenciado) como se fosse a única coisa que poderíamos usar para fazer nosso trabalho.

Além das liberdades que perdemos ao usar este programa, nos encontramos em uma esfera da qual não podemos escapar. Quero dizer que ele limita nossas capacidades criativas ao impor filtros e efeitos padrão, que limitam nosso trabalho criativo às suas ferramentas, filtros, efeitos, camadas, etc. Sem mencionar sua incompatibilidade com outros programas além do Adobe®. É como se nos dissessem que éramos livres para desenhar o que quiséssemos, mas só nos deram um lápis azul. Em outras palavras, todas as possibilidades criativas e tudo o que poderíamos imaginar se perdem, até que acabamos no YouTube procurando um tutorial para ver se por acaso o que imaginamos pode ser feito no Photoshop® e, se não, nos adaptar para fazer algo o mais próximo possível do que imaginamos. O Photoshop® limita a criatividade e a experimentação humana, ou pelo menos até que um de seus desenvolvedores crie algo “inovador”.

Adobe Reader®, preciso mesmo de tudo isso para ler meu livro de cowboy?
Esse software também é algo que parece passar despercebido entre os usuários que precisam baixar um programa (que baixa um antivírus que fica incomodando constantemente, insistindo para que você o compre se não ler as letras miúdas) muito pesado para a simples tarefa de visualizar um documento em formato PDF, tarefa que praticamente qualquer navegador de internet ou uma torradeira consegue fazer nativamente hoje em dia.

Adobe Premiere®, é claro que você precisa de todos eles aqueles ferramentas para cortar esse vídeo.
O maior “mas” que encontrei é Edição de vídeo : quem faz essa tarefa costuma fazer vídeos literalmente lindos, documentários de sonho e coisas fantásticas, mas há aqueles de nós que simplesmente querem cortar um fragmento de vídeo ou colocar uma música de fundo para tornar mais agradável o vídeo que gravamos na festa de fim de semana com o celular que ainda não terminamos de pagar na Coppel e nos encontramos diante de um canivete suíço no qual é difícil encontrar a faca para cortar. E não temos uma ferramenta que faz APENAS uma coisa e a faz bem e não precisa de um computador que custa mais do que um ano de salário para fazer essa tarefa.

GNU/Linux NÃO é uma alternativa, é uma maneira diferente e livre de fazer as coisas.
Conversando com um amigo, estávamos falando sobre como ver os programas GNU/Linux como uma alternativa, não uma maneira diferente de fazer as coisas. Ou seja, os programas que usamos em sistemas operacionais livres não fazem o que o pacote Adobe® faz, mas cumprem sua função , e o fazem muito bem. Não é preciso cair na competição de se assemelhar ou tentar igualar as funções do Photoshop®, o importante é editar uma imagem e fazê-lo bem, é então que encontramos um universo de possibilidades e formas muito originais de fazer as coisas, ao contrário da Adobe®, que é uma empresa que desenvolve uma série de programas como mercadoria; Comunidades de software livre buscam liberdade do usuário e colaboração para alcançar os resultados desejados e melhorar a publicação sem ganho financeiro; pelo simples prazer de compartilhar.

E às vezes os computadores e esses programas automatizam tudo e nos tornam inúteis e incompetentes. Em uma ocasião, enquanto eu estava conhecendo o GIMP e pesquisando nos fóruns por maneiras de fazer algumas coisas, me deparei com uma pessoa que queria melhorar uma fotografia porque estava muito escura e alguém recomendou que ela tirasse a fotografia novamente em um local com mais luz. Eles nem precisaram criar um script ou um filtro para aumentar a luz em uma imagem. Você seria capaz de tirar uma boa foto sem precisar editá-la no Photoshop®?

Além das comparações que podemos fazer, ou da longa lista de programas que podemos usar, ou dos benefícios e liberdades sobre os quais já existem muitos artigos, devemos pensar além de quem é o melhor e quebrar esse ciclo vicioso de competição e colocar questões mais importantes na mesa.

O uso de um sistema operacional livre vai além das capacidades de um programa de fazer as coisas de uma forma ou de outra, tem a ver com a liberdade dos usuários de estudar, compartilhar e modificar suas funções sem precisar pedir permissão a uma empresa, trata-se de todas as pessoas terem a oportunidade de poder editar uma fotografia com um computador antigo porque o contexto em que ele nasceu não lhes dá a menor oportunidade de comprar um MacBook Pro® (porque é mais importante comer ou ter dinheiro para a passagem de ônibus) ou um estudante que precisa ler um PDF porque não conseguiu encontrar o livro que queria em formato físico, trata-se de sair dessa bolha e deixar a criatividade humana sair sem a limitação do dinheiro que segmenta e divide artistas de artesãos, trata-se de aprender e compartilhar. E, ao longo do caminho, construir uma comunidade significa ser consistente com nossos ideais, significa não continuar poluindo o planeta com telefones que usamos por um ano porque “o novo iPhone® foi lançado”, significa liberdade, não código.

Instale o GIMP gratuitamente


Tradução automática sob orientação de Baderna, publicado originalmente em AnarCoop.

Cinco livros de ficção científica sobre anarquismo (por Margaret Killjoy)

Oh, anarquismo, que estranha criatura você é. Outrora, uma grande força política em todo o mundo (anarquistas superaram os comunistas por algum tempo na China pré-revolucionária, por exemplo), o anarquismo é agora uma das ideologias políticas mais incompreendidas.

Os anarquistas se movem por uma sociedade sem instituições (estado, capitalismo, patriarcado etc.) que criam disparidades de poder entre vários tipos de pessoas. Os anarquistas não são contra a organização, mas sim contra a autoridade. Esta tem sido sua identidade política desde que o revolucionário francês Pierre Joseph Proudhon se identificou como anarquista em meados do século 19.

Os anarquistas têm sido fundamentais em vários movimentos e revoluções sociais. Talvez o mais famoso seja que a jornada de trabalho de oito horas que foi vitoriosa na esteira da morte de cinco anarquistas em Chicago, que foram assassinados pelo Estado simplesmente por serem anarquistas.

O anarquismo provavelmente atingiu seu ponto mais alto na década de 1930 durante a Guerra Civil Espanhola, quando grande parte da Espanha chegou a ser administrada coletivamente, sem autoridade do Estado. Isso continua desde então, e os anarquistas continuam envolvidos no ativismo e na luta revolucionária em todos os lugares.

Não gosto muito de ler teoria política. Adquiro quase todas as minhas idéias através de conversação e pela ficção. O mundo precisa de novas idéias, agora mais do que nunca. A ficção especulativa é especialmente adequada para a exploração de novas idéias. Felizmente, existem muitos romances incríveis que exploram a sociedade, a filosofia ou a luta anarquistas.

Seguem cinco desses livros de ficção.

Os Despossuídos de Ursula K. Le Guin

Seria preciso um anarquista – ou, suponho, alguém intensamente crítico das estruturas de poder e das soluções dogmáticas – para virar o gênero utópico de cabeça para baixo. Com Os Despossuídos, Le Guin fez exatamente isso. Anarres, uma de lua anarquistas, orbita o planeta autoritário de Urras. Anarres é administrado coletivamente, sem governo ou capitalismo. Mas nosso protagonista lunar, farto dos sufocantes sistemas de controle social que interferem em sua pesquisa científica, dirige-se a Urras para aprender como é um mundo com governo. Eu amo este livro por várias razões, mas sou particularmente atraída por quão bem ela contrasta as imperfeições da lua anti-autoritária e do planeta autoritário. Para ser sincera, não quero morar em Anarres (prefiro não ser nomeada por um computador!), mas não sei se há uma exposição mais magistral do anarquismo do que a que ela escreveu.


A Quintessência Sagrada de Starhawk

Starhawk é mais conhecida por sua não-ficção do que por sua ficção. Ela escreve sobre ativismo, magia e compreensão de sistemas de poder. Eu admito, não li muito sobre sua não-ficção. Mas quando eu era uma jovem ativista que lutava contra a invasão americana do Iraque, li seu romance utópico A Quintessência Sagrada e vi uma visão de uma sociedade na qual eu queria – quase desesperadamente – viver. Na cidade pós-apocalíptica de São Francisco, um grupo de mulheres se reúne e destrói as ruas para plantar alimentos. A cidade se torna uma espécie de comuna, com uma assembléia aberta que toma suas decisões, deixando os indivíduos livres para contribuir com a sociedade como preferirem. A maior parte da história se concentra no papel da violência e do pacifismo na defesa de uma sociedade igualitária, mas para mim a parte mais forte deste livro é a beleza impressionante da possibilidade humana que sugere.


Walkaway de Cory Doctorow

Acabei de terminar este livro há uma ou duas semanas e está no primeiro plano de meu cérebro. Não sei se existe um livro que eu tenha lido que seja mais diretamente relevante para os problemas que o mundo enfrenta atualmente. Em Walkaway, uma cultura de inconformismo internacional de squatters, hackers, cientistas, artistas e outros similares está vivendo “os primeiros dias de uma nação melhor”. Acho que nunca houve uma ficção mais convincente para explorar os meandros de como as pessoas podem ser motivadas a contribuir para a sociedade sem dinheiro ou trabalho obrigatório. O Walkaway se passa na segunda metade do século XXI, quando tecnologias como a impressão 3D removeram o fantasma da escassez da economia, mas suas lições também são diretamente relevantes agora. Doctorow traz valores anti-autoritários não apenas para o conteúdo, mas para a forma do livro: ele segue personagens de perto no centro de algumas das ações, mas não finge que o grupo de pessoas será o ponto focal de todos os aspectos de uma revolução.


The Watch de Dennis Danvers

É possível que The Watch seja a minha história favorita de viagem no tempo que eu já li, porque é sobre um dos meus personagens históricos favoritos – o príncipe russo que se tornou revolucionário e cientista Peter Kropotkin – transportado para uma época e um lugar onde estou mais familiarizada: a cena ativista de Richmond, Virgínia, 1999. Também é possível que seja minha história favorita de viagem no tempo, porque é maravilhosamente discreta e Danvers é um mestre em deixar seus personagens do passado cairem no presente agindo de forma realista. De qualquer forma, é minha história de viagem no tempo favorita.


The Steel Tsar de Michael Moorcock

Nem toda ficção anarquista é tão séria. Algumas delas são simplesmente divertidas. Ninguém cria uma aventura clássica de viés anti-autoritário como Michael Moorcock. O Steel Tsar é o último da trilogia Nomad In the Time Stream, que, para o registro, é o primeiro trabalho steampunk completo que eu já encontrei. Eu poderia divagar sobre Moorcock e todas as influências não reconhecidas que ele teve neste mundo (os RPGs de mesa devem a Moorcock pelo menos tanto crédito quanto eles devem a Tolkien, além do mais, ele inventou a estrela do caos, e mais… steampunk …), mas, em vez disso, eu vou apenas lhe dizer que o Steel Tsar tem aeronaves, armas nucleares, um Stalin robótico e o anarquista ucraniano Nestor Makhno. Ou seja, nas mãos de um mestre experiente como Moorcock, você realmente não pode seguir errado.


Sobre a autora

Margaret Killjoy é uma autora transfeminista, nascida e criada em Maryland, que passou sua vida adulta viajando sem lar fixo. Formada em 2015 pela Clarion West, as ficções curtas de Margaret foram publicadas por Tor.com: Strange Horizons, Vice’s Terraform e Fireside Fiction, entre outros. Ela fundou a Steampunk Magazine em 2006 e seus livros de não-ficção foram publicados pela editora anarquista AK Press. Margaret escreveu A Country of Ghosts, um romance utópico publicado pela Combustion Books em 2014. Ela também é autora da série Danielle Cain, começando com The Lamb Will Slaughter the Lion, publicado em Tor.com

Traduzido de Reactormag.

Mapeamento da Literatura Gaúcha: Desafios, Potências e Impactos Climáticos

A pesquisa Mapeando a Cena Literária do Rio Grande do Sul, realizada pela Associação Cultural Nonada Jornalismo, oferece um panorama abrangente do setor literário gaúcho, destacando desafios e potencialidades enfrentados por escritores, editoras, livrarias e feiras literárias.

Principais Resultados

Escritores

  • 93% dos autores não vivem exclusivamente da escrita.
  • 80% afirmam que a escrita representa menos de 25% de sua renda mensal.
  • 79,4% já participaram de programações literárias.

Editoras

  • 50,8% têm mais de 10 anos de atuação.
  • 32,3% faturam menos de R$ 5 mil mensais; apenas 18,5% superam R$ 50 mil.
  • 60% apontam a distribuição como principal desafio.
  • 64,6% foram impactadas pelas enchentes de maio de 2024.

As editoras desempenham um papel central na cadeia literária, não apenas viabilizando publicações, mas também articulando a circulação de obras e a profissionalização de autores. No entanto, enfrentam grandes entraves estruturais: além da baixa margem de lucro e dificuldade de distribuição, muitas operam de forma independente, com equipes reduzidas e sem acesso a políticas públicas consistentes. O impacto das enchentes de 2024 evidenciou ainda mais sua fragilidade, com perdas de acervo, suspensão de atividades e incertezas sobre a continuidade de seus trabalhos.

Livrarias

  • 64,8% estão ativas há mais de 10 anos.
  • 28% faturam acima de R$ 50 mil mensais.
  • 66,7% realizam vendas online.
  • 40,7% consideram a concorrência o maior obstáculo.

Feiras Literárias

  • 63,1% já realizaram mais de 15 edições.
  • 56,5% são organizadas por prefeituras.
  • 69,6% enfrentam falta de patrocinadores como principal dificuldade.
  • Quase metade foi afetada pelas enchentes de 2024.

Impactos Climáticos

A pesquisa revela um dado alarmante: eventos climáticos extremos, como as enchentes de maio de 2024, afetaram significativamente a cadeia literária no estado. Editoras, livrarias e feiras relataram perdas materiais, cancelamentos de eventos e dificuldades de recuperação financeira, ressaltando a vulnerabilidade do setor diante da crise climática e a urgência de políticas públicas voltadas à resiliência cultural.

Metodologia e Produtos

O estudo entrevistou mais de 450 profissionais do setor e resultou em:

  • Um relatório digital de 168 páginas.
  • Uma revista impressa com tiragem de 2.000 exemplares, distribuída gratuitamente em feiras, livrarias e espaços culturais.
  • Um podcast acessível com quatro episódios, abordando os eixos da pesquisa e entrevistas com representantes do setor literário.

O projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado da Cultura do RS, via Lei Paulo Gustavo, com apoio de diversas entidades do setor.

Para mais informações e acesso aos materiais, visite o site oficial da pesquisa: nonada.com.br
Podcast no Spotify: ouvir aqui

Anarquia na era dos dinossauros – Apoie o lançamento do livro

Anarquia na era dos dinossauros, publicado pela Curious George Brigade e que agora ganha versão em português brasileiro pela Monstro dos Mares, é um mergulho nas crônicas da anarquia que já vive e ressoa por todo o mundo.

Alguns dos incontáveis disfarces usados pela Autoridade são o Capitalismo, o Estado e a Hierarquia. Mas o que virá depois dos dinossauros? A resposta: a anarquia.

Das favelas da América do Sul à Resistência Francesa na Segunda Guerra Mundial, passando pelos motins no exército estadunidense na Guerra do Vietnã, Anarquia na era dos dinossauros é sobre e para os anarquistas de hoje. Defendendo a descentralização, o caos, o apoio mútuo e as asas das borboletas, entre muitas outras coisas, os textos neste livro dão vida a táticas e estratégias para uma resistência eficaz contra os dinossauros atuais.

Anarquia na era dos dinossauros
The Curious George Brigade

Anarquia na era dos dinossauros
The Curious George Brigade
Monstro dos Mares
166 páginas
Papel pólen natural de 80g, orelhas de 7 cm.

Capa colorida com ilustração de Jane Herkenhoff (@jane.herkenhoff)
Tradução de DaVinci, anônimo e Monstro dos Mares
Revisão e preparação: Caronte Mayer
Diagramação: Baderna Jaime

Dinossauros

Nós, da Curious George Brigade, escrevemos este livro, propositalmente, não como mais um manifesto, ou como um livro chato da história anarquista morta. Na verdade, escrevemos este livro para ser um sopro de ar fresco, um testemunho da anarquia viva. Declaramos na primeira página que devemos esquecer a Guerra Civil Espanhola e continuar nosso ataque à tradição, anarquista ou não, a partir daí.

A anarquia, pelo menos nas páginas dos livros, está sofrendo com muitos historiadores pesados e teóricos hipócritas. Para quebrar esse molde, este livro se concentra em exemplos vivos de anarquia. Escrevemos este livro porque o que está acontecendo hoje é mais importante do que o que aconteceu há várias décadas ou algum esquema utópico distante para o futuro. Ao contrário de alguns anarquistas, não perdemos a esperança… todos ao nosso redor são anarquistas cheios de esperança de mudança. A beleza disso é que os anarquistas estão fazendo isso sozinhos, mudando o mundo.

O mínimo que podíamos fazer era documentar isso e tentar dar voz a essas pessoas comuns que estão fazendo coisas extraordinárias. Também não poupamos esforços contra os inimigos da anarquia: tudo, desde reuniões longas e chatas até o simbolismo disfarçado de divulgação. Lutando pela honestidade, reconhecemos muitos dos maus hábitos de obediência, adoração contínua ao líder, eficiência e delírios de controle. Todos esses são hábitos dos dinossauros, sobras do Capitalismo e do Estado.

No entanto, anarquistas estão conquistando vitórias concretas todos os dias, formando comunidades de resistência, transformando suas vidas cotidianas em veículos para a revolução, criando novos mitos que ressoam com honestidade e coragem. E eles mesmos fazem isso, contra a corrente de uma sociedade baseada em especialistas pagos.

Nós bancamos o que falamos. Este é um projeto faça-você-mesmo. Muito tempo e esforço foram dedicados a encontrar a palavra certa, criar a imagem certa e ajustar essas margens. Esperamos que goste!

The Curious George Brigade

Celebrando 20 anos de Resistência e Inspiração: Utopia e Luta!

Neste início de 2025, a Editora Monstro dos Mares saúda e celebra os 20 anos de uma das experiências mais significativas de autogestão, luta por moradia e construção coletiva em Porto Alegre: o assentamento urbano Utopia e Luta. Mais do que uma ocupação, esse espaço se consolidou como símbolo de resistência e uma alternativa concreta às desigualdades impostas pelo sistema.

O que é o Utopia e Luta?

Para quem ainda não conhece, o Utopia e Luta nasceu em 2005, quando um grupo de famílias organizadas por movimentos sociais ocupou um prédio abandonado na Avenida Borges de Medeiros, no coração da cidade. Ali começou uma luta pela garantia do direito à moradia digna, ao mesmo tempo em que surgia uma experiência inovadora de convivência e autogestão.

Hoje, 20 anos depois, o Utopia e Luta é muito mais que um lar para dezenas de famílias. É um centro pulsante de iniciativas culturais, ambientais e políticas. Seu legado inspira quem acredita em formas horizontais e solidárias de organização, mostrando que a transformação social não só é possível, como está acontecendo.

Por que celebrar?

O Utopia e Luta é motivo de celebração por muitas razões:

  • Autogestão e Coletividade: Todas as decisões no assentamento são tomadas de forma coletiva, em assembleias onde cada voz importa.
  • Sustentabilidade: Com soluções como captação de água da chuva e horta hidropônica, o espaço se tornou um exemplo de convivência sustentável em um contexto urbano.
  • Cultura e Resistência: O assentamento promove atividades culturais, oficinas e eventos abertos à comunidade, mantendo viva a chama da luta e do diálogo.
  • Regularização e Conquista: Após anos de luta, o prédio foi regularizado, se tornando um modelo de habitação popular em área central.

Um convite à reflexão

No momento em que celebramos duas décadas dessa experiência transformadora, também convidamos você a refletir sobre a cidade que queremos. Como podemos ocupar e dar vida a espaços abandonados? Como fortalecer as redes de solidariedade e resistência em nossos territórios?

O Utopia e Luta nos lembra que os desafios urbanos podem ser enfrentados com coragem, criatividade e união.

Nosso agradecimento

A Editora Monstro dos Mares presta sua homenagem ao Utopia e Luta, agradecendo por mostrar que os sonhos coletivos podem se materializar. Que a inspiração dessa história continue ecoando e construindo pontes para muitos anos de luta e utopia!

Conheça e participe

Se você ainda não conhece, vale a pena se aproximar e vivenciar essa experiência de transformação social. O Utopia e Luta está localizado na Avenida Borges de Medeiros, 711, no centro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Seja visitando, divulgando ou apoiando iniciativas similares na sua cidade, todos podemos fazer parte dessa grande rede de resistência e construção coletiva.

Utopia e Luta: 20 anos de resistência, aprendizado e construção de futuros possíveis. Parabéns!

Um encerramento memorável: nosso encontro virtual de fim de ano

Na última sexta-feira, 13 de dezembro, a Editora Monstro dos Mares realizou seu tão aguardado encontro virtual de fim de ano, reunindo apoiadoras e apoiadores, autoras e autores, revisores, tradutores, diagramadores, capistas e outras pessoas que ajudam a dar vida aos nossos projetos. O evento aconteceu pelo Google Meet e foi marcado por momentos de troca, celebração e planejamento coletivo.

Com um ambiente descontraído e acolhedor, o encontro começou com uma breve retrospectiva do ano de 2024. Compartilhamos os desafios que enfrentamos, os aprendizados conquistados e, claro, as grandes realizações que só foram possíveis graças ao trabalho em equipe e ao apoio da nossa comunidade. Foi emocionante ouvir relatos de diversas perspectivas, destacando o impacto de nossas publicações e os passos dados rumo a uma editora mais inclusiva e acessível.

Um dos momentos mais especiais foi quando cada participante teve a oportunidade de compartilhar seus desejos para 2025. Ideias inovadoras, novos projetos e colaborações foram imaginados em um bate-papo leve e inspirador. O sentimento de pertencimento e coletividade esteve presente em cada palavra, reafirmando o compromisso de todos com a construção de um espaço editorial que valoriza a diversidade e a criatividade.

Encerramos a noite com sorrisos, agradecimentos e a certeza de que 2025 será mais um capítulo incrível para a Editora Monstro dos Mares. Nosso encontro foi mais do que uma celebração: foi uma renovação de entusiasmo e propósitos para continuar navegando rumo a novos horizontes.

Agradecemos a todos e todas que participaram e ajudaram a tornar este momento tão especial. Que possamos seguir juntos, somando forças e ideias para um futuro cheio de possibilidades!

Até o próximo encontro!


Nossas publicações de 2024:

Encontros entre os Cinemas e as Histórias: Ontem Cinema, Hoje História?

Relato enviado por Juliano Gonçalves da Silva, autor de “O índio no cinema brasileiro e o espelho recente“.

Entre os dias 4 e 6, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, reconhecida por sua excelência, acolheu mais de uma centena de pesquisadores de todo o Brasil, além de representantes da Argentina, Uruguai e Chile. O evento foi um espaço privilegiado para a apresentação de resultados de pesquisas que abordaram a relação entre cinema e história.

Os filmes apresentados retrataram perpetradores e genocidas, do passado e do presente, expondo tensões, violências e as complexidades da memória histórica. As discussões exigiram dos participantes coragem e “neutralidade científica” para enfrentar temas tão delicados, ao mesmo tempo em que destacaram a relevância dessas análises para entender as ditaduras que ainda deixam marcas e ameaçam o presente no Brasil e no mundo.

Diversidade Cinematográfica e Epistemológica

As reflexões trouxeram caminhos de liberdade e resistência a partir de releituras de figuras pioneiras do cinema brasileiro, como Lélia Gonzalez, que inseriu questões raciais na tela e na historiografia. Também foram abordados diferentes movimentos cinematográficos, novos e antigos, como o cinema marginal, udigrudi, militante, contracultural, negro, queer e o florescente cinema ameríndio em um Brasil ainda marcado pela colonialidade.

O evento enfatizou as novas metodologias para a constituição de fontes imagéticas e arquivos fílmicos, reconfigurando possibilidades de pesquisa e aproximando o cinema de diversas abordagens epistemológicas e artísticas. Envolvimentos, percepções e afetos emergiram nas análises de produções de todo o mundo, que exploraram desde diretores consagrados, como Spielberg, até narrativas menos conhecidas, como o cinema latino-americano inspirado nos xamãs.

Mesas e Lançamentos

Os debates iluminaram temas como as ditaduras e o “teatro da política”, as identidades na tela (com destaque para o cinema negro), os perpetradores e os espaços de violência no audiovisual, além de questões sobre preservação e arquivos audiovisuais.

Durante o evento, também ocorreu o lançamento de diversas obras importantes, que contribuíram para a divulgação de novos estudos e reflexões. Entre os destaques:

  1. CONCEIÇÃO, Alexandra Castro. A Caméra-stylo de Vicente F. Cecim. São Paulo: UICLAP, 2024.
  2. DEL VALLE-DÁVILA, Ignacio; BOSSAY, Claudia. Miradas descentralizadas: Las notícias de UCV-TV (1968-1977). Santiago de Chile: Cineteca Nacional de Chile, Fundación Centro Cultural Palacio de la Moneda, 2024.
  3. FERREIRA, Ceiça; REIS, Lidiana (org.). Águas correntes: mulheres no audiovisual do Centro-Oeste. Goiânia: Editora UEG, 2024.
  4. FREIRE, Marcius; SCANSANI, Andréa C. Por um cinema de cordel: um livro de Sergio Muniz. São Paulo: Editora Alameda, 2024.
  5. GARCIA, Alexandre Rafael; OPOLSKI, Débora (orgs.). Cinema, criação e reflexão: 10 anos de Cinecriare. Araraquara: Letraria, 2024.
  6. GRUNER, Clóvis; KAMINSKI, Rosane (org.). História e Imagem: representações de traumas. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2024.
  7. GUSMÃO, Milene Silveira et al.. Memórias e Histórias do Cinema na Bahia. v. 1. Salvador: EDUFBA, 2024.
  8. QUEIROZ, André (comp. e tradução). Fernando Pino Solanas: cinema, política e libertação nacional. Florianópolis: Editora Insular, 2022; Cinema e luta de classes na América Latina. Florianópolis: Editora Insular, 2024.
  9. SILVA, Juliano Gonçalves. O índio no cinema brasileiro e o espelho recente. Ponta Grossa: Editora Monstro dos Mares, 2020.
  10. SILVA, Mile; FRANÇA, Lecco; COELHO, Jamile. Cinema negro baiano. Salvador: Emoriô, 2021.
  11. SORANZ, Gustavo. Cinema no Amazonas: 1960-1990. Manaus: Rizoma Audiovisual, 2022.
  12. TEDESCO, Marina C. Mulheres que constroem imagens: a parceria criativa de Kátia Coelho e Lina Chamie. Niterói, RJ: PPGCine-UFF Publicações, 2024.
  13. WSCHEBOR PELLEGRINO, Isabel. De la ilustración científica a la documentación cinematográfica: aproximaciones a la historia de la fotografía y el cine científicos en Uruguay (1890-1973). Montevideo: Udelar, 2024.
  14. ZYLBERMAN, Lior. Genocidio y cine documental. Sáenz Peña: Eduntref, 2022.

Reflexões Finais

O evento também destacou a importância dos encontros presenciais, onde “cafezinhos” e conversas informais enriquecem as trocas acadêmicas. Esses momentos de interação entre pares revelaram-se fundamentais para compartilhar dúvidas, angústias e novos caminhos para pesquisas que, muitas vezes, começam de maneira solitária em arquivos e cinematecas.

Ao final, comprovou-se que o trabalho coletivo é mais poderoso do que qualquer esforço individual. Você também está convidado para o próximo encontro, que será realizado em João Pessoa, carinhosamente apelidada de Jampa, na Paraíba!


Fortaleça o financiamento coletivo de “10 perguntas sobre o anarquismo”

10 perguntas sobre o anarquismo

Neste fim de ano, a Editora Monstro dos Mares tem a alegria de trazer ao público brasileiro a tradução para o português do livro 10 perguntas sobre o anarquismo , escrito pelo jornalista e pesquisador independente francês Guillaume Davranche.

Lançado na França em 2020, o livro já vendeu mais de dez mil cópias em seu país de origem. Escrito para diversos públicos, Davranche apresenta perspectiva detalhada das diferentes abordagens do anarquismo sobre temas fundamentais como economia, ecologia, feminismos, democracia, organização e ação.

Além disso, fornece um panorama sobre perfis de militantes ao redor do mundo – da Coreia ao México, da Argélia à Espanha. Ao resgatar a história de figuras que ajudaram a moldar o movimento anarquista ao longo do tempo, ampliam-se as compreensões das estratégias e impactos do anarquismo em diversos contextos revolucionários.

O texto da edição que apresentamos vem diretamente do original em francês intitulado Dix questions sur l’anarchisme, cujos direitos foram gentil e generosamente cedidos ao Centro de Cultura Libertária da Amazônia e à Monstro dos Mares. Desejamos que este livro se torne mais uma ferramenta de expansão do conhecimento político não apenas entre iniciantes com o intuito da autoinstrução, mas também entre quem se dedica à prática de educações abertas às dissidências.

10 perguntas sobre o anarquismo
Guillaume Davranche
CCLA + Monstro dos Mares
120 páginas
Miolo: papel off white, 80 g
Capa: papel cartão 300 g, colorido
Lombada quadrada, fresado, PUR
Impresso em gráfica
ISBN: 978-65-86008-40-1

Fortalecer o lançamento do livro

10 perguntas sobre o anarquismo apresenta as diferentes abordagens do anarquismo sobre temas fundamentais e os perfis de vinte militantes ao redor do mundo que ajudaram a moldar o movimento anarquista ao longo do tempo.

Monstro dos Mares: Navegando novos rumos na publicação anarquista

A Monstro dos Mares, uma editora de publicações anarquistas, agora está em Cachoeira do Sul/RS, cidade onde foi fundada em junho de 2013. Após oito anos no Paraná, onde aprendemos muito sobre processos editoriais, produção artesanal, distribuição e, principalmente, a criação de comunidades por meio do livro impresso e suas possibilidades, retornamos ao interior e iniciamos a implementação de mudanças significativas em nosso modo de produzir.

Com o passar dos anos, novas necessidades e configurações demandaram novas soluções. Hoje, precisamos encontrar maneiras de continuar existindo como coletivo editorial em um momento de distâncias – e isso afeta diretamente as nossas possibilidades de produção artesanal.

Por isso, todas as publicações passaram a ser produzidas em gráfica e conforme a demanda de pedidos em nossa loja. Além disso, alguns livros estão disponíveis em diferentes marketplaces.

Para realizar essa transição, foi necessária uma reformulação de nosso catálogo, que passa agora a ser constituído apenas de livros. Os zines que integravam o catálogo da Monstro dos Mares passarão a ser produzidos pelas amizades da Impressora Anarquista, de Goiânia/GO.

A Monstro dos Mares continua produzindo com a mesma radicalidade desses 11 anos, e celebramos as cinco impressoras, a impressão de um milhão de folhas e a produção de milhares de livros e zines artesanais.

Neste novo capítulo, nos dedicaremos a encontrar novos títulos, elaborar mais textos e lançar publicações que possam contribuir com a educação e as ideias de quem está fazendo o século 21, seja na escola, nos movimentos sociais, nas universidades, no trabalho, no campo ou na cidade.

Içamos nossas velas, mais uma vez navegando sonhos e desejos em direção à Utopia, na companhia das amizades com quem compartilhamos as águas turbulentas das publicações independentes de livros anarquistas no nosso tempo.

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