Desde sua incendiária e tumultuada segunda onda nos anos 90, o black metal tem sido um subgênero repleto de controvérsia e infâmia. De incêndios criminosos a assassinatos a sangue frio, é um gênero com uma história de violência e, no mínimo, deleitou-se com sua reputação. Afinal, é verdade que sua estética sombria acrescenta algo à aura malévola da própria música. As imagens ocultas, as referências satânicas e a moda maravilhosamente exagerada (pintura de cadáver e outros) são parte do que torna o gênero tão atraente e sombrio, e não há nada intrinsecamente errado em ter algum compromisso em desempenhar o papel sinistro. Mas isso torna o black metal um estudo de caso fascinante sobre o quão longe uma estética pode levar, porque como qualquer usuário anônimo de mídia social TRVE KVLT irá atestar, para muitos a percepção parece ser que o black metal deveria ser chocante e ofensivo ao ponto que é literalmente mau, e nada é tão malvado como viver no porão da sua mãe tweetando calúnias raciais e defendendo nazistas, aparentemente.
Oh, como é rebelde defender as crenças cristãs conservadoras contra as quais o black metal uma vez alegou ser contra, defendendo o status quo, lutando contra a diversidade e negando às pessoas LGBTQ + o direito de viverem livremente. Você deve ser muito transgressor para denunciar a inclusão em um gênero que diz respeito apenas ao diferente. Em uma época que viu novos rostos horríveis da extrema direita, grandes convulsões políticas como o Brexit e um ciclo diário de notícias impulsionado pelo ódio e fomentando o medo, é bastante absurdo pensar que você está lutando contra a tendência ao reclamar de como a brigada do Woke está arruinando o black metal para seus 18 seguidores no Twitter.
No entanto, por mais ridículos que sejam, a escória nazi e simpatizante dos nazistas (leia-se: nazista) que acredita ter encontrado um lar neste gênero ainda não é o grupo marginal de párias que muitas vezes são pintados como, em vez disso, eles são profundamente incorporado em certas seitas da cena black metal. Muitos músicos que ostentam abertamente ou insinuam discretamente sua intolerância, muitas vezes se sobrepõem a projetos aparentemente “seguros”, complicando as coisas se você é alguém que ama a música e quer ser capaz de apoiar os muitos artistas talentosos que não são idiotas fanáticos trabalhando dentro o gênero. Há, é claro, agora uma comunidade global de artistas de black metal antifascistas, para não mencionar a cena RABM explicitamente esquerdista, mas esse amplo espaço entre RABM e NSBM é um campo minado, e nem a distinção entre “seguro” e “problemático” é totalmente clara. Você considera o Rotting Christ “seguro” porque eles contribuíram para uma compilação de benefícios para refugiados; ou o fato de eles terem assinado contrato com a Season Of Mist – que vende camisetas de um pedófilo condenado na Inquisição – supera isso? O Panopticon pode muitas vezes ser considerado uma das bandas RABM mais conhecidas, mas eles ainda planejavam uma turnê com Winterfylleth, cujo nacionalismo inglês (que já um assunto espinhoso) cada vez mais se parece com o nacionalismo inglês branco.
E é ainda mais complicado pela percepção conservadora do gênero que se encontra até mesmo naquele espaço intermediário. O gênero ainda está preso em muitos aspectos nos anos 90, tanto em termos de som quanto de ethos, e a noção de que as origens do gênero pertencem apenas à Noruega ainda perdura. Ano após ano, a onipresente lista de “Black Metal Essencial” retorna, elogiando bandas como Burzum, cujo fundador Varg Vikernes é um assassino literalmente conhecido por * verificar notas * ser um nazi, e Leviathian, cujo fundador Jef Whitehead foi condenado por violência doméstica, e muitas vezes sem qualquer menção a bandas sul-americanas como o Sarcófago, nem a nenhuma das bandas modernas infinitamente mais interessantes que estão mantendo o gênero vivo ao trazê-lo para o século XXI. Mencionar nomes como o Burzum em tais listas não é inerentemente ruim – esses projetos são grandes nomes do gênero que às vezes contribuíram de alguma forma para sua continuação, mas sem contextualizar coisas que são tão abertamente negativas como Ser Nazista e Ser Abusador, especialmente em listas que pretendem, em parte, funcionar como uma introdução aos recém-chegados, mostra uma perigosa falta de responsabilidade. Da mesma forma, pode haver uma tendência de ignorar quaisquer questões problemáticas em torno de figuras do black metal que pertencem a grupos marginalizados – por exemplo, às vezes parece que a discussão sobre Gaahl está focada em ele ser o músico LGBTQ + mais proeminente no black metal, enquanto negligencia que se trata de alguém que lançou discos nas gravadoras NSBM e estava em uma banda com um agressor condenado.
Ao contrário das listas mencionadas acima, esta não pretende ser uma análise de bandas ou lançamentos essenciais do gênero, apenas uma introdução a alguns artistas maravilhosos que merecem sua atenção e são tão seguros quanto você conseguirá no black metal (embora, como aludido acima, a decisão exata sobre o que é “seguro” deve ser feita pelo próprio leitor). Naturalmente, nunca podemos garantir que qualquer artista que cobrimos seja 100% seguro, e já fomos queimados antes quando descobrimos que projetos antifascistas tinham membros predadores, mas acreditamos que é importante tanto tomar medidas ativas quanto não financeiramente ou vocalmente apoiar artistas problemáticos e apoiar aqueles artistas que promovem a inclusão e as causas antifascistas – enquanto também garantem a proteção do povo BIPOC e LGBTQ + que frequentemente enfrenta perseguição dentro e fora da cena.
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GUDSFORLADT
Se há alguém por aí que captura uma atmosfera fria e amarga tão bem como o projeto antifascista de uma pessoa Gudsforladt, ainda não o encontramos. A música de David Meredith é crua, com produção não refinada, mas não no sentido de criar um cenário barulhento e áspero, mas sim uma atmosfera confinada que ecoa como estar preso em uma caverna estreita que parece continuar mergulhando cada vez mais fundo na terra e, portanto, mais longe da luz. Este é um black metal totalmente miserável com tons do início do emo, como Rites Of Spring, com certeza tirará esse sorriso do seu rosto e o arrastará para um poço cada vez mais profundo de desespero. Adorável.
DAWN RAY’D
Não foi à toa que Dawn Ray’d se tornou o garoto-propaganda da cena black metal antifascista, colocando suas crenças anarquistas na vanguarda de tudo o que fazem. Em primeiro lugar, no entanto, a banda foi ficando cada vez mais forte porque sua música é fenomenal, alimentando sua fúria com o estado do mundo e seu otimismo sobre o que poderia ser um do black metal mais catártico do mercado. Confira a análise faixa por faixa da banda do álbum Behold Sedition Plainsong de 2019 para uma visão mais profunda dos problemas específicos que suas faixas abordam.
WINTER LANTERN
A música anterior desse projeto anti-NSBM, vista em demos como Torturous Howls Beneath Blood Banners e A Pale And Haunting Moon, vai direto para a jugular, ostentando um material tão cru e direto quanto o black metal chega. Esses lançamentos introduzem uma ligeira reviravolta no manual do black metal vampírico, indo direto para a parte onde a sombra desce e as presas já estão em seu pescoço, mas se essas demos nos mostrarem empurrados para um mundo vampírico sem aviso, então o título do último release Festering Vampirism se encaixa na maneira como a música agora nos vê profundamente imersos em sua escuridão mórbida. Suas oito faixas assumem uma atmosfera menos antagônica, porém mais sombria e sinistra, com uma introdução de sintetizadores sombrios que dão lugar a uma percussão lamacenta e constante e a grunhidos angustiados que dançam nos tremolos como um vento uivante em um castelo árido. Seu novo projeto com o artista de sintetizador de masmorras Poppet, Bloodbells Chime, também é uma delícia de girar a cabeça, misturando black metal vampírico com sons de sintetizador bizarros.
VOCIFERATUS
Esta roupa brasileira recentemente mudou de seu som de morte negra anterior para mergulhar no mundo do olhar negro, com um novo single focado na luta do ser humano no mundo moderno. ‘To Paint Hollow The Skies’ é uma faixa com uma sensação de angústia que cresce gradualmente, escondendo-se logo abaixo da superfície durante a introdução lenta, mas logo ultrapassando o primeiro plano quando as violentas guitarras de arame farpado e blastbeats entram em ação. O videoclipe que acompanha apresenta fotos enigmáticas em preto e branco do Rio de Janeiro, mas sempre do nível do solo, olhando para os prédios altos enquanto observa os detalhes na rua, de um gato distraidamente se limpando aos rabiscos de graffiti nas laterais dos edifícios. Os locais de construção parecem tão vazios quanto os edifícios de vários andares, as estruturas da cidade não prestando atenção às pessoas abaixo, nem as mensagens em cartazes implorando por medidas de alívio ao Covid. Ao longo de todo o percurso se repete a mensagem “a rua fala”.
REJECTER
Não podemos afirmar que sabemos muito sobre Rejecter, visto que eles são uma nova roupagem com apenas um lançamento em seu nome e tem pouca presença online, mas pelas poucas informações que temos, eles são claros e explícitos sobre sua postura “antifash, pró-povo”. A música deles também é uma proposta única, às vezes misturando riffs clássicos ou de thrash metal com vocais enegrecidos e outras se lançando mais profundamente no território do black metal. Para um primeiro lançamento, The Vulgar Wine é bem realizado, e com algum requinte Rejecter pode ser um nome sério na cena RABM.
SEAS OF WINTER
Incorporando tudo, desde as vibrações crocantes do Darkthrone pós-2005 até o extremo mais experimental e hipnótico, a abordagem do Seas Of Winter ao black metal é refinada e implacavelmente eficaz. Em vez de satanismo caricatural, o álbum de estreia da banda aborda os problemas reais que assolam a sociedade de hoje – a ascensão do fascismo, a divisão crescente entre ricos e pobres e, claro, a destruição do mundo natural ao nosso redor. O Forest Aflame de 2020 é uma necessidade absoluta, uma gravação que “entra e sai não com um estrondo, mas com uma mensagem”.
WRETCHED EMPIRES
Abordando temas de herança e comunidade de uma maneira altruísta e investigativa, ao invés das interpretações odiosas e cínicas de tais tópicos que são tão prevalentes no metal, o som de Wretched Empires é sombrio e antagônico. Apresentando o vocalista do Allfather, Tom B. e os ex-alunos do Redbait, Will J. (guitarra) e Cody A. (bateria), a banda incorpora toques de punk potente e metal clássico estrondoso de uma maneira que será familiar aos fãs do início de Cradle Of Filth, mas a presença de aspectos melódicos e folclóricos na veia de Panopticon também confere a essas faixas uma qualidade lúgubre.
RAGANA
O black metal é frequentemente descrito como frio, como se em sua malevolência fosse totalmente indiferente, desprovido até mesmo do sentimentalismo que nos torna humanos. A dupla californiana Ragana pega o coração gélido do gênero e dá-lhe vida, embora apenas no sentido mais niilista, seu último lançamento We Know That The Heavens Are Empty leva o nome de uma linha do poema “The Toast Of Despair”, da feminista precoce e ícone anti-capitalista Valtairine De Cleyre, um poema que afirma que Deus é uma mentira e, portanto, celebra a morte quase como um ato de libertação. A música da banda encapsula de forma pungente o clima deste poema, combinando ritmos esparsos doom com guitarras serrilhadas e uivos desesperados que emanam de um universo indiferente.
CULTUM DRACULESTI
O álbum homônimo desta dupla estadunidense foi lançado em maio, com seu álbum de estreia Antigone The Martyr lançado apenas três meses antes. Apesar de uma reviravolta tão curta, o segundo álbum da banda é facilmente um dos melhores discos de black metal do ano até agora, absolutamente escorrendo na atmosfera, como se tudo tivesse sido gravado em um cemitério antigo sob a luz da lua cheia. Embora a banda faça crueza e agressão tão bem quanto qualquer um, com Antigone The Martyr em particular fazendo grande uso de guitarras punky, sua USP é a aura sinistra que paira como uma névoa pesada sobre cada faixa. Este é o black metal vampírico da mais alta ordem.
VICTORY OVER THE SUN
A música de Vivian Tylinska sob o apelido de Victory Over The Sun sempre foi intrincada de uma forma que o black metal frequentemente não é, desafiando os limites ironicamente rígidos do gênero ao fazer uma música que é dinâmica e interessante enquanto ainda é pesada e confrontadora. O metal é empolgante, como descobrir um restaurante com uma interpretação completamente diferente do seu prato favorito – os ingredientes são praticamente os mesmos, mas foram reorganizados de uma forma que torna a experiência nova. O último álbum Nowherer é um experimento totalmente único em microtonalidade, oferecendo algo que você não encontrará em nenhum outro lugar.
UNDERDARK
Em seu aguardado álbum de estreia Our Bodies Burned Bright On Re-Entry, Underdark transcendeu suas origens comparativamente simples de black metal, trocando sua pele anterior e ressurgindo como uma força a ser reconhecida no reino do pós-metal enegrecido. A banda há muito fala sobre suas crenças esquerdistas, mas desde que se juntou à banda, o vocalista Abi Vasquez trouxe uma abordagem mais poética para as letras, explorando questões políticas através de lentes totalmente pessoais.
FEMINAZGÛL
Um hellsite notoriamente cheio de ódio que não vamos dar ao trabalho de nomear aqui uma vez tentou insultar Feminazgûl chamando sua estréia, então um projeto solo da fundadora Margaret Killjoy, “o álbum de black metal mais feminino de todos os tempos”, inadvertidamente fazendo a banda soar legal pra caralho (o que ela é). Agora um trio, o som de Feminazgûl se enquadra no gênero black metal, mas evita sua abordagem usual de composição e instrumentação, criando algo que é triste e épico de uma forma que poucas bandas podem igualar. Reinterpretando o Nazgûl de Tolkien como figuras feministas que destituem os homens de seu poder, a banda foi se fortalecendo apesar do vitríolo chorão da edgelords, lançando um dos melhores álbuns de 2020 em No Dawn For Men e, mais recentemente, lançando o novo single ‘A Mallacht’ pela Adult Swim e uma separação fenomenal com Awenden (mais sobre eles abaixo) através da incrível Tridroid Records.
AWENDEN
Com um som majestoso que oprime não por intensidade ininterrupta, mas por melodias gloriosas e pós-rockismos cativantes, a primeira coisa que você nota sobre Olympia, Awenden de Washington é o quão estranhamente relaxantes suas paisagens sonoras transcendentes são. Mas sem os baixos, os agudos não seriam tão impactantes, e a banda pode certamente arrastar as coisas para as profundezas quando necessário, até mesmo mexendo com a morte em alguns momentos em seu último álbum Golden Hour. Apresentando-se abertamente como uma banda antifascista, esse é o pós-black metal que você pode curtir sem nenhuma dúvida mesquinha.
CAÏNA
A história de Caïna poderia, até certo ponto, servir como uma demonstração das questões levantadas na introdução desta peça, com os primeiros lançamentos incluindo divisões com bandas incluindo membros que seguiriam abraçar o nazismo, e gravadoras que a maioria de nós faria agora considere “problemático” na melhor das hipóteses. E, no entanto, Caïna também serve como um exemplo de pôr que a história de alguém não deve ser usada contra eles quando suas ações mais recentes revelam a verdade de quem eles são. O único membro, Andy, há muito apoia o feminismo e a inclusão, a ponto de uma entrevista de 2014 em que ele falou sobre tais questões ter causado uma breve tempestade de “metalgate”, e entrevistas recentes e presença nas redes sociais deixam claras as suas opiniões. Tudo isso e uma das mais criativas e diversificadas discografias do Metal!
ANAAL NATHRAKH
Uma das bandas mais subestimadas dentro do amplo guarda-chuva do black metal hoje, por mais de 20 anos a dupla de Birmingham tem inventado algumas das músicas mais punitivas que existem, combinando a musculatura do black metal industrial com a pura crueldade que a segunda onda trazida à tona. Apesar de nunca publicar suas letras, o contexto em que as músicas são apresentadas – graças a seus títulos, arte do álbum e imagens ao redor – deixa claro a tendência anti-autoritária da banda, com os horrores que eles descrevem como sendo menos domínio de Satanás ou Lovecraft, mas o puro horror do que o ser humano pode fazer ao próximo, seja por meio da guerra, do capitalismo ou da ignorância.
LAMP OF MURMUUR
O anonimato no black metal pode ser usado para uma infinidade de propósitos, seja para adicionar mistério, para separar sua música de sua vida “normal” ou para proteger sua identidade de repercussões na vida real. Como tal, às vezes pode ser uma preocupação quando um artista de black metal se mantém escondido, emitindo poucas declarações ou entrevistas, especialmente quando há uma longa história de projetos de black metal anônimos que se revelaram empurrando uma agenda intolerante. Felizmente, as poucas entrevistas que o Lamp Of Murmuur deu mostram que provavelmente não é o caso, com sua entrevista com Call Of The Night sutilmente zombando do NSBM e da simpatia fascista no black metal. Um grande alívio, já que Lamp Of Murmuur é uma das bandas mais musicalmente emocionantes de nossos tempos, com o álbum Heir Of Ecliptical Romanticism sendo um dos melhores álbuns de black metal em muito, muito tempo.
BOOK OF SAND
A abordagem de Book Of Sand ao black metal nunca é direta, apresentando jazz, surf e folk tão frequentemente quanto riffs congelados, gritos cáusticos e um estilo de produção cru que é usado como um instrumento tanto quanto qualquer outra coisa. O excelente Occult Anarchistic Propaganda é indiscutivelmente o ponto de partida mais acessível e torna a política da banda clara. Este é o black metal que foi sutilmente transformado em algo novo, cheio de ameaças e a promessa de coisas melhores por vir. Se você está procurando por algo que desafie não apenas a política conservadora de grande parte do black metal, mas também seu conservadorismo musical, então Book Of Sand é o que você deseja.
ANCST
Com mais do que um pouco de crust punk em seu som, os alemães Ancst têm protestado contra o capitalismo e a forma como os sistemas sociais podem ser usados para nos separar e isolar, desde sua primeira demo lançada em 2012. O tempo não fez nada para acalmar seu fogo e, embora muitas de suas letras possam ser relativamente poéticas, há momentos – como em ‘Kill Your Inner Cop’, a faixa de abertura de Summits Of Despondency de 2020 – em que as letras são tão diretas como a música. Esta é a música para protestar contra as injustiças que nos cercam e prendem a todos e, por mais violenta que seja a música, a esperança de um amanhã melhor é a base de tudo.
TERZIJ DE HORDE
A interseção entre black metal e screamo é aquela que muitos fãs de black metal provavelmente querem negar a existência, e se você pegar o black metal em sua forma mais mundana, então eles podem estar certos. Mas aventure-se em águas mais experimentais e o som de uma banda como Terzij de Horde faz total sentido, combinando o final mais pesado do screamo no estilo da Level Plane Records e o black metal experimental holandês atmosférico. Com letras poéticas e introspectivas inspiradas tanto na filosofia e na poesia quanto em qualquer outra coisa, seu álbum Self está em constante rotação desde seu lançamento em 2015, sendo por ser uma busca ardente pela libertação, sendo a dificuldade e o desafio do que apresenta em desacordo com o fato de que os membros da banda são algumas das pessoas mais amigáveis e acolhedoras dentro do black metal.
MORKE
A música criada pelo projeto de uma pessoa de Minnesota, Morke (pronuncia-se “mor-keh”) deve ser considerada uma revelação para o gênero black metal. Ver um projeto usar um black metal atmosférico rico para lidar com as lutas de forma tão vívida e sem pretensão é revigorante, e a abertura do único membro Eric Wing nas mídias sociais sobre os temas de cada lançamento ajuda a dar à música uma vulnerabilidade tangível, independentemente de estarem abordando a recuperação da saúde mental (…Of Oak And Snow) ou “as dificuldades de implorar àqueles que você feriu por reconciliação” (Redemption).
SPECTRAL LORE
O projeto grego Spectral Lore tem desafiado os tropos do metal desde 2005, com o único membro Ayloss criando músicas que desafiam as convenções do black metal enquanto também fala sobre sua política de esquerda. O Ετερόφωτος deste ano é a oferta mais recente do projeto, enquanto no ano passado viu Ayloss combinar com Mare Cognitum para um álbum conceitual épico de quase duas horas intitulado Wanderers: Astrology Of The Nine, que simplesmente precisa ser ouvido para ser compreendido. Descubra mais sobre o projeto em nossa entrevista, e não deixe de conferir o outro projeto de black metal de Ayloss, Mystras, também.
MARE COGNITUM
Como mencionado acima, o lançamento colaborativo do Mare Cognitum com Spectral Lore, Wanderers: Astrology Of The Nine, merece sua atenção em primeiro lugar, mas assim que terminar, é hora de mergulhar no catálogo anterior do Mare Cognitum. A banda solo, criada por Jacob Buczarski, está sempre alcançando o cosmos em busca de inspiração, olhando para os mistérios do universo infinito e usando-os como base para um black metal atmosférico épico com músicas frequentemente chegando à marca dos dez minutos. O último lançamento Solar Paroxysm olha para cima com admiração, mas também para dentro com um suspiro profundo, usando o conceito de uma estrela moribunda como um aviso para o que acontecerá com nossa espécie e o planeta que habitamos, se continuarmos em nossa atual trajetória de política autoritária e ambiental destruição.
AKVAN
O black metal sempre foi um espaço para as pessoas abraçarem e explorarem seus ancestrais, algo que, é claro, frequentemente se transforma em intolerância e ódio. Mas também pode ser um aspecto positivo do gênero, permitindo que bandas fora da Europa apresentem suas próprias perspectivas e mesclem os costumes musicais tradicionais de suas culturas com a estrutura existente de black metal. O black metal atmosférico da Akvan faz uso de instrumentação folk iraniana, adicionando um tom hipnótico à própria música, enquanto as letras abordam a mitologia e a história persa e iraniana, vendo o único membro Vivasera explorar sua própria cultura e as maneiras como ela é mal interpretada.
WOE
Embora os primeiros discos de Woe fossem notáveis pela qualidade e paixão, quando se tratava de conteúdo lírico, seu USBM era em grande parte misantropia comum, por mais apolítico que esse foco lírico possa ser. No entanto, isso mudou com o Hope Attrition de 2017. Convulsões políticas – mais notavelmente a ascensão de Donald Trump para se tornar presidente dos Estados Unidos após uma campanha cheia de ódio – levou o líder Chris Grigg a virar sua ira para a extrema direita, incluindo aqueles que manchariam o black metal com sua influência. A faixa de destaque do álbum, ‘No Blood Has Honor’, é uma acusação cruel das crenças equivocadas de fanáticos racistas e nacionalistas. Também fornece um contraste para a falsa ideia de que o black metal, ao abraçar a misantropia e o ódio como temas líricos, também deve abraçar o preconceito.
OLD NICK
Por mais de um ano, o Velho Nick vem apresentando uma abordagem única sobre o black metal. Descrito no papel, pode não soar muito incomum – black metal puro com dungeon synth está em toda parte hoje em dia – mas Old Nick se destaca tanto por seu som quanto por seu espírito. Sua estética pode ser extraída de tropos de black metal – pintura de cadáver! Armas! Nomes artísticos ridículos! – mas suas gravações são chamadas de coisas como Haunted Loom!!!, Flying Ointment e T.N.O.T.A.A.T.P.B.T.Q.A.S.F.A.B.O.O.T.D.O.S.S.T.T.E.V.H.S. (The Night of the Ambush and the Pillage by the Queen Ann Styl’d Furniture, Animated by One of the Dozen or So Spells That Thee Eastern Vampyre Has Studied). Simplificando, não há ninguém mais no black metal fazendo música com esse tipo de abordagem estética, abraçando de todo o coração a excentricidade inerente ao black metal. Eles também deixaram sua postura antifascista clara, com o Abysmal Specter da banda nos dizendo “é importante separar-se do ódio e da intolerância”.
Se você encontrou uma nova banda de black metal e está se perguntando se ela está de alguma forma ligada ao NSBM, há algumas pesquisas que você pode fazer para relaxar. O primeiro passo é a Encyclopedia Metallum, onde você pode ver os títulos das músicas / álbuns e as gravadoras com as quais eles trabalham, bem como suas letras (se alguém as tiver carregado) e, mais criticamente, olhar para os outros projetos dos membros da banda. Pesquisar a banda no Google, encontrar entrevistas antigas e ver com quem eles estão em turnê também pode ajudar a esclarecer. Para uma análise mais detalhada disso, clique aqui.
Publicado por George Parr e Stuart Wain em Astral Noise, tradução automática supervisionada por DaVinci.
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